PistonCzar Spot

Outubro 7, 2008

Telhadela SA – O doutoramento em Manuel – O epílogo ou não

Filed under: Telhadela SA — pistonczar @ 2:34 pm

Olá caríssimos conterrâneos, cá estou eu de volta para gáudio de muitos de vós e desespero e horror de muitos mais. Este blog tem estado parado por muitas razões e não só. Poderia até dizer que esteve parado porque sim mas isso seria revelar demasiado. Daí que não o faça.

E as razões do meu regresso são tão somente as circunstâncias. As circunstâncias provaram que eu me havia enganado (algo tão raro como a patetice humana) quando pensei que tinha encerrado aqui o assunto Manuel Doutor a propósito daqueles dois posts que publiquei neste mesmo espaço há alguns meses e que foram de longe os que mais comentários suscitaram e os que mais visibilidade deram a este espaço lúgubre e sombrio. Sombrio porque eu próprio sou uma sombra de alguém que também ele vive na sombra, resultando portanto numa sombra ao quadrado. Mas adiante. Na verdade, e hoje apercebo-me disso, o assunto Manuel Doutor nunca é um assunto encerrado. Há sempre algo mais a dizer. E esse algo para dizer é sempre algo de importante e que interessa contar.

O Manuel Doutor, e disso ningém discorda, sempre teve tendência a ser um dos actores principais deste teatro que é a vida. Da vida de Telhadela, bem entendido. E lá talento tem ele. Felizmente, o palco que ele adopta muitas vezes é o do altar da capela, algo que tem a vantagem notória de ser um espectáculo público (a decrescer a olhos vistos em número de pessoas) e à borla (no máximo é necessário soltar uma esmola para a Igreja).

Bom o espectáculo mais recente foi o de boas vindas ao novo pároco da paróquia, em que o nosso Manuel encenou uma pequena cena do «The Lord of the rings», mais precisamente aquela em que o Gollum ou Smeagol se arrasta pelo chão ronronando “… precious…“, só que eu tenho impressão que o nosso Manuel não viu com suficiente atenção o filme porque se esqueceu do que deveria dizer. E tenho impressão que não disse mesmo nada. De seguida interpretou também a cena principal do filme «Braveheart», justamente aquela em que o Mel Gibson ao ser torturado grita: «Freedom». Aqui, o nosso Manuel tomou novamente a liberdade de adaptar ao conceito e gritar uma frase diferente, mas ainda assim orelhuda e ganhadora: “Paz no mundo!”. É realmente uma frase que pode mudar o mundo e ganhar uma guerra, quanto mais não seja porque a evita. E essa parece-me ser sempre a única forma de ganhar uma guerra. Neste caso, em oposição ao Mel Gibson o Manuel Doutor não estava a ser torturado, mas por outro lado sujeitou-se claramente a ser torturado (houve de imediato uma pessoa de rara inteligência – e digo rara no sentido de escassa ou mesmo inexistente – que gritou do coro: “Tirem-no daí nem que seja a pontapé”. Algo bastante adquado a um crente de uma Igreja que condenou durante muitos séculos com a mesma pena de morte dois crimes tão semelhantes como apanhar lenha a um Domingo ou matar o próprio pai a uma Segunda-feira.)

Realmente, de entre todos o telhadenses, o Manuel Doutor é o maior. Sinceramente, não estou a imaginar mais ninguém na nossa mui nobre aldeia capaz de tal interpretação.

Como eu próprio já disse, há sempre algo mais a dizer sobre Manuel Doutor. Pode ser que Quinta-feira haja mais. Não será portanto o epílogo. Veremos.

1 Comentário »

  1. Tive muita pena de n assistir a essa encenação. Estou convencida de que nesse dia ninguém adormeceu na missa!!
    E mais ainda a igreja deveria tomar este exemplo de eucaristia para conquistar mais fiéis.

    PistonCzar publica mais cenas no blog, ainda há muita coisa para contar desta terra única chamada Telhadela.

    Comentar por maria adelaide — Outubro 29, 2008 @ 10:19 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

