PistonCzar Spot

Janeiro 28, 2008

Inquietações – A ida ao futebol

Filed under: Inquietações — pistonczar @ 8:14 pm

102.jpg 

Este foi o ingresso que me proporcionou a entrada no jogo Vitória x Benfica que se realizou no sábado passado. Nunca aqui o revelei, mas sou benfiquista e de vez em quando gosto de ver a minha equipa jogar, especialmente contra uma boa equipa, como é bom exemplo o Vitória, que disputava neste jogo o 2º lugar do campeonato com o glorioso (são os restos que o Porto nos deixou… mas enfim!).

O lugar que me calhou em sorte não era maravilhoso, especialmente por duas razões:

– era no topo Norte, o que quer dizer que era atrás da baliza do Benfica na primeira parte e atrás da baliza do Vitória na segunda, dando-me a oportunidade para ver de perto 1 dos 4 golos que foram marcados no jogo;

– era no topo Norte, encalacrado entre as claques do Benfica, que como toda a gente sabe são mundialmente famosas pelo seu civismo e educação.

O lugar, não sendo o melhor, foi interessante, pelo menos em termos sociológicos, uma vez que pela primeira vez fui exposto a uma distância mínima a indivíduos que contrariam em toda a linha as teorias de Darwin sobre a evolução das espécies (ver aqui post relacionado). Estes, ao contrário do que afirmava Darwin, parece-me que regrediram a partir do macaco (não se ponham já com piadolas dizendo que o facto de serem do Benfica é sinal de regressão! Isso não tem graça nenhuma).

Estes indivíduos das claques (vamos chamar-lhes assim), logo que o Benfica marca, põem-se a acender foguetes e petardos e a largarem-nos logo ali junto dos seus próprios pés. Inquieta-me este comportamento, visto que o fumo para além de ter um cheiro horrível impede que se consiga ver para o campo. Outra coisa que me inquieta são alguns desses indivíduos que passam mais tempo a bater bombos e palmas (de costas para o campo) ou a fazerem gestos obscenos para os adeptos do Vitória que a ver realmente o Benfica a jogar. Porém, o erro poderá ser meu, já que como eu vou ao estádio com o objectivo de ver um jogo de futebol, também há quem vá aos estádios por outras razões.

Inquietação-mor: para que serve a revista individual que é feita aos espectadores? Dentro do estádio havia foguetes, petardos e vários tipos de drogas.

P.S.: Ainda assim não fui a pessoa mais azarada no estádio. Atrás de mim estava um senhor com 1,60m de altura, que tenho ideia que viu a minha nuca uma boa parte do jogo. Possivelmente esse senhor até está a escrever um post sobre isso. E tem 3 razões para não gostar do lugar que lhe calhou.

Site no WordPress.com.