PistonCzar Spot

Janeiro 9, 2008

Inquietações – O rei de Espanha

Filed under: Inquietações — pistonczar @ 7:45 pm

92.jpg 

O que inquieta não é o rei de Espanha em si próprio. Também não me inquieta que em Espanha vigore um regime monárquico. Isso escandaliza-me. Aliás, a minha opinião sobre a monarquia já foi expressa aqui (na comemoração do 5 de Outubro) e a minha opinião sobre aristocracia já a expliquei aqui (a propósito do meu cão), pelo que não darei mais relevo a esse assunto. Até porque não o merece.

Espanha, como país monárquico respeitável, festeja o dia de Reis (6 de Janeiro) com bastante pompa e circunstância, sendo que eles ligam mais a esse acontecimento que ao nascimento do Salvador (obviametente não o da Operção Triunfo. Apesar de esse também ser, aparentemente, proveniente de uma família com poderes).

O que me inquieta em tudo isto é o facto de os espanhóis terem escolhido para seu rei alguém cujo aniversário é a 5 de Janeiro. Está mal e parece-me um inconcebível erro de casting por parte do povo espanhol. Neste caso parece-me que a atitude correcta a tomar seria ou mudar o dia de Reis ou mudar de rei. Assim não dá. Confunde as pessoas. Noto agora com regozijo que me agrada especialmente a segunda hipótese. Escolher um rei apenas pelo seu dia de nascimento (6 de Janeiro) parece-me um critério bastante válido e interessante. Pelo menos tão válido e interessante como o que é usado actualmente.

E eis que não pretendendo dar a minha opinião sobre a monarquia acabei por expressa-la na mesma. Há coisas que são tão óbvias que é impossível escondê-las. Esta é, para mim, uma delas.

 

Create a free website or blog at WordPress.com.