Há quem diga que a juventude portuguesa está perdida. Mas eu não partilho dessa opinião. Aliás, esta é apenas a opinião de pessoas para quem a juventude foi ainda no tempo da velha senhora, e que por isso foram tão reprimidos que agora acham que os outros também o deverão ser.
A verdade é que ainda há jovens com ideais e vontade de fazer algo de relevante. Por exemplo, à uns dias o meu irmão contou-me a história de um colega dele que lhe havia afirmado com toda a solenidade possível: “Sabes uma coisa? A partir de meados do mês que vem já posso ser preso!”.
É reconfortante pensar que o nosso país está entregue a jovens a este ponto responsáveis e que quando estão próximos de completar 16 anos pensam imediatamente que a partir desse momento já poderão ser presos.
É inquietante como é que ainda há pessoas que achem que a juventude está perdida. Não têm mesmo qualquer noção da realidade em que vivemos.
