Hoje, enquanto almoçava na praia, veio-me à cabeça algo inquietantemente ridículo ou ridiculamente inquietante. Não sei bem qual deles será o mais adequado, mas talvez ambos sejam adequados.
Enquanto olhava o horizonte (já que não havia nada mais interessante para olhar…) pus-me a pensar na forma do planeta Terra. As vezes penso nestas coisas. Mas não muitas… e ainda bem. A forma do planeta Terra é a de um geóide. O que traduzido por miúdos quer dizer uma esfera que levou um amasso em cada um dos pólos. O me inquieta em tudo isto não é a forma em si, mas sim o nome que lhe dão. Então não é que chamamos planeta (que está mesmo a dizer que é algo plano) a algo que é aproximadamente esférico, sendo, portanto, bem mais próximo de curveta (que é como quem diz curva).
Por tudo isto, proponho uma manifetação de protesto de mulheres nuas na casa dos 25 amanhã à porta de minha casa. Conto convosco.
A propósito, hoje estava um belíssimo dia na praia. Um dia como poucos deste Verão.
