Começo por pedir desculpa por não ter publicado nada sobre Telhadela SA no dia de hoje. Este facto deveu-se a uma conjugação anormal das posições de diversos corpos celestes que me impediram de o fazer. Para além disso, uma consulta médica, a visita de um colega e um jogo de futebol também tiveram um papel relevante para o sucedido.
Por todas essas razões tive de escrever o post de hoje sobre Telhadela SA no dia de amanhã. Porque hoje não tive tempo. Confuso?
A primeira recordação que tenho do Manuel Doutor é ele do lado de fora da vedação da escola, na zona onde está agora colocado um caixote do lixo. Estávamos nós no recreio e abandonámos as nossas bricadeiras habituais, tais como a construção de pequenas cidades para as formigas pretas (na verdade destruíamos as cidades que elas próprias construíam), destruição por “calcalmento” de todas as formigas vermelhas (aquelas que têm o troço intermédio do corpo vermelho), bem como muitas outras brincadeiras não directamente relacionadas com as destruição de colónias de formigas. O Manuel Doutor estava a distribuir um pouco de tudo aquilo que tinha num saco de plástico pendurado ao pescoço, desde castanhas a notas. Lembro-me que o recreio foi interrompido nesse momento e viémos todos para perto da vedação para assistirmos a esta representação magistral e também para ver se nos tocava algum objecto saído daquele saco repleto de tesouros. Toda esta representação era completamentada pelo Manuel Doutor por umas palmas muito bem batidas. Das melhores que eu já vi e ouvi bater. Também não é de estranhar, já que me parece que ele usa este tipo de movimento na maior parte das situações. Nomeadamente, já o ouvi bater palmas em diversos tipos de missas. Na missa da Santa Ana, palmas essas acompanhadas por gritos “Santa Ana, o Santo António de Telhadela”, tudo isto durante a missa, enquanto o padre estava a falar. Também já o ouvi bater palmas durante um cortejo fúnebre (não sei se tecnicamente pode ser considerado missa), estava ele descalço, o que já de si é estranho, mas essa estranheza é amplificada é o facto de estarmos num chuvoso dia de Inverno.
Nestes últimos tempos o Manuel Doutor tem estado bastante mais recolhido no seu casebre practicamente destruído, daí que eu tenha tido a necessidade de o recordar aqui. Porque acho que uma pessoa destas merece ser recordada. E no dia que ele falecer vai ser um dia de perda para Telhadela. Pelo menos para mim será.
P.S.: Desculpem ter-me alongado tanto, mas o assunto assim o impunha. E com este P.S. não melhorei muito isso pois não?
porque falar so do manel doutor!!!?b E que tal doutor manel o homem que trabalha para a comunidade com comodidade etc etc
Comentar por CSI-Telhadela — Outubro 23, 2007 @ 1:31 pm |
O Porto tem as tripas, as caldas os bonecos… e Teladela tem o Manel Doutor!!
E que conste nenhum dos outros distribui objectos (valiosos) à entrada da escola da localidade!
Bibó Ti Manel Doutor!!!
Comentar por Vdm — Outubro 28, 2007 @ 11:52 pm |
Olá td bem?
Para começar queria dar-te os parabéns pelo excelente blog que apresentas.
À medida que ia lendo este posted parecia que estava a reviver momentos inesquecíveis sim porque foram momentos muito bons, vividos naquela grande escola que é a de Telhadela.
Não sei porque parece-me que fomos colegas de turma o k achas?
No que diz respeito ao Manel Doutor é uma das figuras mais importantes da nossa grande terra mas é pena que ele esteja nas condições que está, quando ele falecer aí sim alguem terá gosto em vir ver o k é dele.
Até um dia destes. Abraços
Comentar por ana — Outubro 29, 2007 @ 3:05 pm |