Albino é, antes de mais, uma comuna italiana, da região da Lombardia, província de Bérgamo. Pelo menos foi este o resultado da wikipedia, e eu achei por bem transcrevê-lo para aqui. Só para que se saiba.
Mas não é este Albino que me inquieta. O que me inquieta são as pessoas que têm o nome Albino. E porque é que me inquieta as pessoas com o nome Albino?
Bem, pela mesma razão que me inquietaria se conhecece uma pessoa que se chamasse Hemorróidico ou Constipado. Não me parece a escolha acertada para um nome próprio de alguém a designação do indivíduo que sofre de determinada maleita, nomeadamente aquelas ao nível da pigmentação deficiente.
No entanto, acho que é uma boa escolha para uma alcunha de alguém. Especialmente se isso se notar claramente à vista desarmada e for um defeito físico daqueles que diminuem (ou melhor… impeçam) a capacidade do indivíduo defeituoso se defender. Isso sim, são alcunhas. Podem ser usadas não só na ausência do indivíduo alcunhado, mas também na sua presença.
