Antes de mais um ponto prévio. Gosto da palavra refrego. Não sei porquê, mas acho-lhe um jeito engraçado. E uso a palavra refrego sempre que tenho oportunidade. E não é nada fácil usar a palavra refrego. Se pensarem bem, a que perguntas é que respondemos refrego? Na realidade respondemos refrego a muito poucas perguntas. E é pena. Agora que esclareci isto vou seguir para o verdadeiro objecto desta crónica.
Telhadela é como uma bela mulher. Tem muitas curvas. E tal como nas mulheres a quantidade e curvatura dessas curvas é um factor de valorização (pelo menos a maior parte das curvas). Continuando a analogia com as mulheres, estas curvas definem e circunscrevem refregos (agora sim… a vitória!), sendo que esses refregos (mais uma!) são um motivo principal de interesse em Telhadela. E é de um desses refregos em especial, refrego esse localizado bem na zona central (de Telhadela – não das mulheres!) que irá ser tratado neste post. Este é, sem dúvida, um dos refregos mais relevantes em Telhadela.
Neste refrego está implantado um belo tasco. A propósito, já repararam que tasco é a palavra “asco” acrescentada de um “t”? Será por acaso? Não me parece! Este tasco é bastante concorrido, tão concorrido, que o parque de estacionamento está sempre completamente cheio. Tão cheio que a maior parte das vezes os utentes deste tasco têm de estacionar na estrada. Ainda bem que não estacionam nem na curva, nem no caminho do Vale do Moinho. Ainda bem que os fregueses do tasco têm o civismo suficiente para um acto tão nobre em prol da comunidade. Outro acto de civismo muito característico dos frequentadores deste tasco é a sua rapidez e simpatia quando instados a retirar os seus veículos quando estorvam. O que – tal como disse antes – nunca acontece. E ainda bem, porque senão seria uma valente chatice… estar à espera e depois ser olhado com o ar de desdém como que a dizer: “Que raio estás tu aqui a fazer?! Vai mas é para casa”.
Este post é, indubitavelmente, uma forma de serviço público para Telhadela (respondendo a um dos meus comentários). Mas apenas para aqueles que forem capazes de o enteder.
P.S.: Este post foi-me sugerido pelo meu primo. Vai daqui o meu muito obrigado para ele. Caso o meu prezado leitor tenha vontade de sugerir um assunto, faça como ele. O meu e-mail é pistonczar@gmail.com e está sempre às vossas ordens.
